Raide - ορισμός. Τι είναι το Raide
Diclib.com
Λεξικό ChatGPT
Εισάγετε μια λέξη ή φράση σε οποιαδήποτε γλώσσα 👆
Γλώσσα:

Μετάφραση και ανάλυση λέξεων από την τεχνητή νοημοσύνη ChatGPT

Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:

  • πώς χρησιμοποιείται η λέξη
  • συχνότητα χρήσης
  • χρησιμοποιείται πιο συχνά στον προφορικό ή γραπτό λόγο
  • επιλογές μετάφρασης λέξεων
  • παραδείγματα χρήσης (πολλές φράσεις με μετάφραση)
  • ετυμολογία

Τι (ποιος) είναι Raide - ορισμός


Raide         
Um raide é uma tática ou uma operação militar em território inimigo que tem um objetivo muito específico, o qual normalmente não passa pela conquista ou pela manutenção de terreno, mas pela conclusão da missão seguida da retirada rápida para uma posição já defendida antes que as forças inimigas tenham tempo de responder de uma forma coordenada ou de organizar um contra-ataque. Uma unidade de raide pode ser constituída por pessoal especialmente treinado nesta tática (como comandos ou guerrilheiros), soldados regulares ou qualquer outro tipo de combatentes.
Raide árabe contra Roma (846)         
O raide árabe contra Roma foi um ataque realizado por piratas sarracenos em 846 contra a cidade de Roma. Os invasores atacaram os bairros próximos da cidade, saquearam as basílicas de São Pedro e São Paulo Extramuros, mas não conseguiram invadir a cidade propriamente dita por causa da Muralha Aureliana.
Raide no vale do Pó         

Raide no vale do Pó ou Batalha do Pó, em 203 a.C., foi a última ação militar cartaginesa na península Itálica no final da Segunda Guerra Púnica. O general Magão Barca, filho de Amílcar Barca, desembarcou seu exército em Gênova, na Ligúria, dois anos antes, numa tentativa de manter os romanos ocupados ocupados no norte da Itália para impedir - ou pelo menos atrasar - a iminente invasão romana no norte da África. Ele teve bastante sucesso em reavivar a rebelião entre os diversos povos da região (lígures, gauleses, etruscos) contra o domínio romano e Roma foi forçada a concentrar uma grande força militar na região, culminando numa grande batalha travada na terra dos ínsubres (moderna Lombardia). Magão foi derrotado, ferido gravemente e obrigado a recuar. A estratégia cartaginesa também não foi capaz de impedir a invasão de Cipião Africano, que devastou a África e destruiu todos os exércitos enviados para detê-lo. Em desespero, os cartagineses chamaram Magão de volta da Itália juntamente com seu irmão, o grande general Aníbal, que ainda lutava no sul da Itália (na região da moderna Calábria), para enfrentar Cipião, o que culminaria na vitória romana na Batalha de Zama. Os restos das forças cartaginesas na Gália Cisalpina continuaram a atormentar os romanos por muitos anos depois do final da guerra.